quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Fermentador 100L

Salve amigos cervejeiros.

Estou iniciando o upgrade no meu equipamento, vou sair do volume do 30L por apronte e passar para 100L.
O primeiro item chegou hoje, um fermentador cônico de 100L.




Inicialmente vou utilizá-lo dentro de uma geladeira, mas a minha idéia e montar um sistema de refrigeração direto no fermentador, usando um motor de geladeira, encamisando o fermentador com serpentina de cobre e revestir tudo com uma manta térmica.

Quando estiver pronto eu posto aqui as fotos.

Até o próximo post.

3 comentários:

  1. Bom dia Sidnei;

    Meu nome é Antônio Carlos e também sou cervejeiro artesanal.
    Neste ano montei um fermentador exatamente como você relatou mas embora ele funcione corretamente (com um motor de 1/3+ para 25 litros), se fosse fazer novamente eu não passaria a tubulação de cobre com gás em volta do fermentador. Embora seja mais caro, vale mais a pena construir um chiller e fazer passar glicol pela tubulação.
    A inércia térmica do glicol é muito maior o que tende a fazer o motor trabalhar menos vezes após chegar na temperatura que você quer.
    Além disso é possível fazer passar uma serpentina de 3/4" ao invés da tradicional de 1/2" o que melhora a troca térmica.
    Para o isolamento eu utilizei três camadas de espuma elastomética de 9mm (a última aluminizada) e funcionou.
    Outra dica: enrole o máximo de tubulação possível em um recipiente de diâmetro menor e depois vá passando para o seu fermentador, se você colocar diretamente ela não ficará com muito contato.
    Se puder auxiliar com algo entre em contato: acpjr1@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Marcio e postei o seu vídeo e o link do blog no meu. Comecei a fazer cerveja semana passada (na cara e na coragem) e também fiz um blog.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Prezado, boa tarde.

    Meu nome é Ricardo, tenho equipamento semelhante ao que você tinha e estou pesquisando para fazer um upgrande bastante semelhante so seu. Na verdade só não comprei os equipamentos pois estou de mudança agendada a próxima quinzena. Ainda não tenho bem definida a questão da refrigeração, pois eu tambem uso uma geladeira e gostaria de implementar um sistema de refrigeração no proprio fermentador. Também quero utilizar o motor desta mesma geladeira, mas não tenho conhecimento tecnico suficiente sobre o assunto. Você tem algum tutorial ou poderia me dar algumas instruções de como montar esse sistema?

    Outro pontos que eu ainda não consegui acertar foram: a) encontrar fornecedor de caldeira no tamanha adequado; b) definir o tipo de suporte pra essas caldeiras; c) definir se irei usar queimador a gas ou elétrico.

    Quais foram as suas opções no upgrade?

    Obrigado pela atenção. Att.

    ResponderExcluir