quinta-feira, 22 de março de 2012

Festival Nacional de Cerveja Artesanal - Dia 01

Bom dia pessoal, ontem foi o primeiro dia do Festival Nacional de Cerveja Artesanal que está sendo realizado na Vila Germânica em Blumenau SC, o espaço utilizado é muito grande e a disposição dos stands está muito bem organizada.
O local é muito bonito com alamedas recheadas de lojas com souvenir relacionados a cerveja, os preços não estão assustadores e eu com certeza vou velar umas canecas para casa.






No evento estão expondo tanto as cervejarias comerciais tais como Colorado, Wals, Das Bier entre outras, e também os cervejeiros “Caseiros”, as nano cervejarias que estão bombando com suas receitas inovadoras.







Tive a oportunidade de conhecer o Zizi da Cerveja Fortuna, tomei a India Pale Ale (IPA) que ele faz, simplesmente sensacional. 



Também conversamos muito sobre técnicas de produção de cerveja e posso adiantar que o papo foi muito proveitoso, estou juntando todo o material relacionado a produção para post futuros mais técnicos, aguardem.

Tomei a Petroleum receita da Dum produzida e engarrafada pela Wals, trata-se de uma Stout bem encorpada com traços de torrado bem aparentes.


No stand da Bodebrown tive a oportunidade de degustar a Parigosa, uma Double Indian Pale Ale com grande doses de lúpulo, álcool, como manda a escola Norte Americana de cervejas.
Cor âmbar, vívida . Creme branco, denso, mediano em tamanho e duração.
Aromas de lúpulos herbais, cítricos e florais. Malte e caramelo
Sabores do lúpulo bem evidente, cítrico, caramelo, floral. Corpo médio/alto.
Carbonatação média,  retrogosto amargo e duradouro.


No local também tem um espaço para apresentação de bandas, nesta noite pudemos ouvir;

John Muller 
Músico profissional a mais de doze anos, John Robert Mueller descobriu sua paixão aos sete anos de idade. Aos dezessete já começava sua carreira em bares e casas noturnas do Vale do Itajaí e parte do litoral de Santa Catarina. Natural de Blumenau, o catarinense foi crescendo dentro do cenário musical da região, profissionalizando-se e somando experiências como com a banda de reggae pop, Tribus da Lua, a qual é vocalista e um dos fundadores e que mantém em paralelo ao seu projeto John Mueller e Mpbambas.

Vila Bossa Jazz 
Grupo natural de Blumenau teve início em 2009 no distrito da Vila Itoupava, lugar que deu origem ao nome. O grupo é composto por um trio de professores e pesquisadores na área de música com ênfase em repertório e improvisação aplicada ao jazz e a música brasileira. De acordo com os combos mais tradicionais, a guitarra, bateria e o contra-baixo acústico formam a base do grupo que costuma em suas apresentações incluir outros instrumentos como o saxofone, trompete, trombone e o piano. 

Dave Maclean
O cantor e compositor fez muito sucesso nos anos 70 interpretando composições suas e de grandes nomes da música internacional. Também criou composições pop e sertanejas em português para Sérgio Reis, Sula Miranda, Sandy e Júnior, Zezé di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo, entre outros artistas.Atualmente, Dave faz apresentações com "O Som Internacional dos Anos 70", cantando canções de Bee Gees, Elton John, Johnny Rivers e Beatles. Se apresenta também no show "Hits Again", interpretando seus antigos sucessos e de seus contemporâneos dos anos 1970, como Paul Denver, Steve Maclean, Pholhas, entre outros.



Uma curiosidade do festival é que existe uma moeda própria para o festival, como nos stands é possível comprar desde doses de 80ml até garrafas de 1,0L, você compra nos caixas dispostos em alguns pontos do pavilhão, esta moeda é a NINKASI que tem como isnpiração uma deusa de mesmo nome.
Na visão mitológica dos Sumérios, Enki era o Deus das águas Doces. A água tinha um significado relacionado com a sabedoria e por este motivo ele era também chamado de Deus do Conhecimento. Tinha por mulher a sua irmã Ninti (ou Ninhursag), a Deusa dos Relevos e a Deusa-Mãe do Pantheon sumério. Ninkasi, a Deusa da Cerveja, foi uma das oito crianças criadas para curar uma das oito feridas que Enki recebeu. Ela nasceu da "água fresca cintilante" e foi feita para "saciar o desejo" e "satisfazer o coração".



Hoje tem mais, Prost !!!


Um comentário:

  1. Camarada, gostaria muito de estar ai no festival, pelo que vi no seu post as opções de cerverjas são várias e é muito bom ver este mercado de artesanais e gourmet esta em alta.
    Particularmente as 3 cerverjas apresentas no post fazem mais meu estilo a IPA da Fortuna, a Double IPA da Bodebrown e a Stout Petroleum da Dum em parceria com a Wals.
    Na volta lembre do amigo e me traga uma de cada dessas, depois acerto aqui...rsrs

    Abs,

    Fredy

    ResponderExcluir