quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O início

Olá amigos, há algumas semanas o Fredy, um colega do meu trabalho, comentou que havia ganhado de presente de sua esposa um voucher que lhe daria direito a fazer um curso de Mestre Cervejeiro. A esposa dele havia comprado o voucher em um destes sites de descontos, diga-se de passagem, muito bom estes sites.

Durante o papo, buscamos mais informações na net e vimos que este tipo de atividade está se tornando um hobby muito difundido, tem muita gente fazendo sua cervejinha em casa.
Como eu sou um apreciador nato do néctar sagrado, fiquei super empolgado e corri comprar um voucher também.

O curso foi muito bom, ele é ministrado pelo Mestre Cervejeiro Jaime proprietário do bar Píer 1327 que fica na Vila Mariana SP www.pier1327.com.br

Dividido em dois dias, no primeiro nos é passado muitas informações, desde a história da cerveja até os detalhes de sua fabricação, também na primeira aula, acompanhamos a execução da nossa primeira receita, no nosso caso uma Pale Ale de 5,7% de teor alcoólico.
Saímos da primeira aula já com 30L do néctar acondicionado em um “fermentador” somente após 15 dias iríamos nos reencontrar para a segunda aula onde iriamos efetuar o engarrafamento da nossa cerveja que teria que ficar mais 15 dias para finalizar o processo de maturação, detalhe, amanhã expira este prazo e poderei saborear a cerveja que fizemos no curso ;)

Ok, o que me motivou a montar este blog ?

Não foi só para contar que fiz o curso.

Na realidade durante o período entre fazer a cerveja e engarrafá-la, pesquisei muito sobre como fazer cerveja em casa, existe uma infinidade de sites tratando deste mesmo assunto, muitos deles dão dicas de processos de fazer cerveja, disponibilizam receitas e até vendem kits de equipamentos para aqueles que como eu querem se aventurar a fazer a sua própria cerveja.

Então pra que criar mais um site dentre tantos outros ?

Bem, o meu objetivo é fazer deste blog uma continuação do curso de Mestre Cervejeiro.
Eu já comprei todos os equipamentos básicos para fazer minha primeira leva de cerveja, em um próximo post passarei os locais que busquei estes equipamentos.

Neste próximo domingo será o grande dia, vou colocar em prática o que aprendi no curso, colocarei aqui neste blog o relato de tudo, estou até pensando em fazer um vídeo, vamos ver.

Espero que possamos fazer deste blog um ponto de encontro para que possamos caminhar juntos em busca da melhor receita do “Néctar Sagrado”.

2 comentários:

  1. Sidnei, parabéns pela iniciativa e vamos enfrente difundindo a Arte do Néctar!!!

    Bem, eu Fredy como já falado, dei o "ponta pé" inicial para abertura dos horizontes para um bom apreciador de cerveja, já vinha a algum tempo degustando cervejas artesanais e de pequenas cervejarias e sempre tive a vontade de fazer a minha própria e poder saborear uma verdadeira cerveja.

    Cervejas artesanais são excelentes, mas para você adaptar seu paladar e saber apreciar é necessário primeiramente abrir sua mente e esquecer tudo que sabe e conhece em relação às cervejas industrializadas e seus singelos sabores.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do Blog, comprei mas não recebi os equipos, os termómetros, refratômetro etc comprei no sait EBAY, as panelas(60l) etc no sait CERVEJANDO, mais 2 semanas farei minha primeira experiência.
    Até lá vou acompanhando o Blog, e pegando as dicas dos amigos que estão a frente.
    Mallon-Matinhos-Pr

    ResponderExcluir